sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sucesso

Afinal... o que é sucesso?
Hoje, no intervalo entre um telefonema por engano e uma listagem de mensagens sem fim, percebi que esta palavrinha ziguezagueava por ali na minha mente, há tempos, sem que eu percebesse.
Então de súbito, aquele brilhante sol amarelo lá fora começou a se tornar opaco e quanto mais eu pensava, mais a tonalidade ia se desvalecendo até ficar quase cinza claro (ou seria um bege escuro?).
Pensei cá com meu botões "Quando vou atingir isso?".
E como se não bastasse, senti meu estômago brincar de montanha-russa dentro de minha barriga, como a querer dar um nó em minhas entranhas. "Algum dia eu vou atingir isso?"
Aliás, atingir o que mesmo?
Ah sim, o sucesso.
Como pessoa metódica que sou, lá fui eu a enumerar os detalhes que fariam tal fato ocorrer.
Lembrei de artigos de revista, de matérias de tv, de professores de escola e até do núcleo familiar.
Em suma, sucesso se resumiria fama, dinheiro, status.(Será?)
Sinceramente, não sou uma pessoa que busca pela fama ou status social e apesar do dinheiro ser bem-vindo, e muito bem-vindo diga-se de passagem, não sei se sou uma pessoa com uma grande potêncial a tornar-se milionária (se bem que ainda existe a sublime mega que nos faz sonhar incansavelmente).
Então, e nós meros mortais? Somos fracassados?
Pois, enfim, o que sempre vemos nas capas das revistas, ou nos programas famosos são pessoas bem-sucedidas (lê-se: abonadas). E não vamos muito longe, entre amigos ou família, quando vamos citar os que se "deram bem na vida" são os que estão em uma situação econômica boa, ou conseguiram um carro zero, ou vivendo glamourosamente em um país longíquo e por aí vai.
Então, como qualificar o restante dos "pobres" felizes?
Sim, digo aquele cara que com muito custo conseguiu comprar sua primeira moto. Ou outro que abriu aquela lojinha de um cômodo. De uma outra que após uma peleja e economia que a afastou de praticamente todo convívio social, conseguiu seu diploma. Do casal que só se locomove em condução lotada, come pão amanhecido, mas enfim quitou sua casa própria.
Sabe como é?
Pessoas comprometidas consigo mesmas, que estão em paz, que são feliz do jeito que são.
Afinal, o que é sucesso?
Não sei...
Mas, olha, pensando aqui no meu canto...
Creio que sucesso é a satisfação com você mesmo e não com o que os outros consideram. Sucesso é estar feliz com sua opinião e com o que te satisfaz e não com o que os outros dizem ser o melhor.
Sucesso é ser você mesmo sempre e realizar suas vontades e sonhos, pois por mínimos que sejam, é o que é importante para você.
E no final, só isso importa.

Um comentário:

gildemar santos disse...

Achei maravilhosa sua definição de sucesso. Perfeita. Nada a acrescentar. Simples e objetiva.
gildemar santos
guanambi-ba