quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Mão única

............O trânsito estava infernal dentro daquela mente, eram mil coisas indo e vindo. Já no coração tudo estava quieto, batia fraco, quase na sonoridade mudo-calado.
............Aquilo era impossível, inaceitável, praticamente um suplicio. Onde esconderam a cartilha? Alguém havia escrito um manual para se coordenar algo tão sério e complicado. Mas onde estava ele? Ou ao menos qualquer um? Algum manual de instruções, de bons modos, de boas-vindas, de boas-idas, de boas e bons ou da bondade ao menos?
............Da forma que estavam indo as coisas tudo ia virar um caos, daquele mais amarrotado e atrapalhado, todos estavam imigrando para a mente e deixando o restante em estado desértico, parecia uma via de mão única. O coração – desditoso - não se importava com mais nada, saia quem quisesse sair, mas para entrar... aí a coisa complicava, pois para entrar neste território em questão a revista era mais criteriosa que a alfândega americana. E enquanto isso na mente tudo fervilhava.
............Problemas buzinavam para a tristeza que deixou o seu veículo pifar no meio do caminho, lá atrás a pressa tinha batido na ansiedade e as duas estavam tentando se entender numa conversa sem fim, enquanto isso logo ao lado a raiva estapeava a si mesma com uma cólera incontrolável daquilo tudo. A preocupação passava no acostamento muito lentamente querendo saber se todos estavam bem, e colado nela vinha o peso de consciência, aproveitador como sempre. O cansaço estava tão exausto que nem queria saber da movimentação, fechou os vidros e quis tirar um cochilo, mas a insônia que reclamava aos quatro ventos não ia deixar acontecer aquilo fácil e para isso ela contava com o auxílio dos seus amigos pensamentos ruins, tão reclamões quanto ela.
............Lá na frente estavam reunidas a esperança, a fé, a serenidade, o equilíbrio, a solidariedade e o bom-senso, todos em busca de estabelecer uma ordem para o caos que se instaurara naquele lugar. Afinal, que mente agüentaria uma sobrecarga dessas?
............A primeira ação foi despachar logo a alegria para o coração a fim de causar uma movimentação por lá e, com certeza, assim conseguiriam desafogar um pouco aquela confusão. O próximo passo seria a análise geral de cada um daqueles transeuntes, verificação do histórico geral, de pontos negativos, além de análise psicológica.
............O trabalho seria árduo, porém altamente necessário. Estabelecer a ordem era essencial em qualquer conjunto, esteja ele onde estiver.

Nenhum comentário: